Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Aficionades no MAST: ‘Admirável Mundo Novo’
Início do conteúdo da página

Aficionades no MAST: ‘Admirável Mundo Novo’

Live faz parte da programação da Semana nacional de Museus e aborda a fantástica obra de ficção científica de Aldous Huxley, considerada um dos clássicos da literatura deste gênero

  • Criado: Terça, 11 de Maio de 2021, 14h57
  • Acessos: 97

No dia 17 de maio, às 19h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai fazer você mergulhar na história de uma sociedade controlada por uma organização social totalitária, onde as relações humanas são bastante diferentes daquelas que conhecemos hoje. Que livro é esse? Trata-se do célebre “Admirável Mundo Novo” (Brave New World), publicado em 1932 pelo inglês Aldous Huxley (1894-1963). Mas, quais as relações entre a Ciência apresentada no ‘Novo Mundo’ de Huxley e a Ciência atual? Como será que esta obra pode nos ajudar a refletir sobre o futuro dos museus?

Essas são algumas reflexões a serem debatidas na nova edição do Aficionades no MAST, projeto desenvolvido pelas equipes da Biblioteca Henrique Morize (BHM) e da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU) que visa a estimular o debate sobre algum título de Ficção Científica, relacionando aos temas de História da Ciência, Ciências e Literatura.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, a distopia apresentada em Admirável Mundo Novo inspira relações com diversas obras da cultura pop, como o filme Matrix (1999) e a série Black Mirror (2011). Quem já teve a oportunidade de ler essa impactante história sobre humanos produzidos em escala industrial, pode separar suas análises e trazer suas curiosidades para debater, virtualmente, com Samantha Pontes, Lorena Kovac e Magna Farias, profissionais responsáveis pela BHM, e Claudia Matos, da COEDU.

Se ainda não leu o livro, sem problemas! Ao longo do bate-papo, diversas reflexões deixarão sua futura leitura do ‘Novo Mundo’ de Huxley muito mais interessante.

Preparem-se para essa experiência! 

Programem o lembrete no Canal do MAST no Youtube para 19h e juntem-se nesta aventura científica, cheia de conhecimento e teorias! 


registrado em:
Fim do conteúdo da página